Alguns amigos acham que os posts têm sido excessivamente grandes. Convencido da bondade dos seus argumentos decidi duas coisas: 1) começar a reduzir a extensão e a publicá-los com maior frequência; 2) dividir a meio o último já publicado; por isso, quem já leu o anterior, verificará que este de hoje é a segunda parte do anterior.
Agradeço todas as sugestões que permitam que os potenciais leitores não se sintam desmotivados pela minha inexperiência como bloguista. E espero que se divertam com algumas informações e também com as gralhas que não tenho conseguido eliminar de todo. Porque como explicitava alguém: "ERARE HUMANUM EST".
ALGUNS CANDIDATOS A PLANETAS ANÕES
1. Localizados na Cintura Principal
PALLAS
Olbers deu-lhe este nome em honra da deusa grega da sabedoria (latina: Minerva).
Deusa virgem, padroeira das artes domésticas, da sabedoria e da guerra, Pallas nasceu já adulta, quando Zeus, sentindo uma forte dor de cabeça, mandou que Hefaistos (Vulcano), o deus ferreiro, lhe desse uma machadada na fronte, donde saiu Pallas Atena.
Era protectora da paz contra Marte, deus da guerra.
CARACTERÍSTICAS
Massa: 2,11 x 10 ^20 kg = 0,000 04 a da Terra;
Diâmetro: 544 km = 0,04 a da Terra;
Distância média ao Sol: 490 milhões km (3,3 UA); entre 2,13 e 3,41 UA;
Período de revolução: 4,62 anos terrestres;
Período de rotação: 7 h e 40 m;
Temperatura: -109 ºC.
Foi descoberto, em 28.Março.1802, por Heinrich Olbers quando observava Ceres.
A sua superfície parece ser de Silicatos. O espectro e a densidade estimada indicam semelhança com os meteoritos condritos carbonáceos.
A ocultação de uma estrela, a29.Maio.1979, sugeria a existência de um pequeno satélite com 1 km de diâmetro, o que até agora não foi confirmado.
O elemento químico Paládio (número atómico 46) foi baptizado em sua homenagem.
VESTA
História mitológica
Vesta romana é a correspondente de Héstia, a deusa grega dos laços familiares, simbolizados pelo fogo da lareira. É, pois, a deusa das casas, das famílias e das lareiras domésticas.
Filha de Saturno (Cronos) e Cibele (Rei), era uma das doze divindades olímpicas. Cortejada por Poseídon e por Apolo, jurou virgindade perante Zeus, que lhe deu a honra de ser venerada em todos os lares, incluída em todos os sacrifícios e permanecer em paz no seu palácio.
Era uma deusa muito importante
- na esfera pública, por ser a deusa do fogo sagrado, símbolo da perenidade do Império; as suas sacerdotisas, as Vestais, faziam voto de castidade e deviam servir a deusa durante trinta anos;
- nas casas particulares, por ser a deusa do fogo e da lareira, local onde a comida era preparada e um local próximo do qual a comida era consumida.
CARACTERÍSTICAS
Massa: 2,67 x 10 ^20 kg = 0,000 04 a da Terra;
Diâmetro: 530 km = 0,04 a da Terra;
Distância média ao Sol: 350 milhões km (2,35 UA); entre 2,15 e 2,57 UA;
Período de revolução: 3,63 anos terrestres;
Período de rotação: 5 h e 20 m;
Temperatura: mínima = -188 ºC; máxima = -18 ºC.
Foi descoberto pelo astrónomo alemão Heinrich Wilhelm Olbers a 29.Março.1807.
Supõe-se que, nos primeiros tempos do Sistema Solar, seria tão quente que o seu interior se derreteu, originando uma diferenciação em camadas: um núcleo metálico de níquel-ferro coberto por uma camada (manto) de olivina; a superfície é de rocha basaltica, originária a partir de antigas erupções vulcânicas. Hoje não há actividade vulcânica.
Em 1997, o Telescópio Hubble mostrou uma superfície enrugada encimada por uma cratera estendendo-se por quase toda a parte inferior, como se vê nesta imagem de falsas cores: o azul indica terrenos baixos; o vermelho, terrenos elevados. Há evidências de que Vesta sofreu uma tremenda colisão que gerou grandes estilhaços, há cerca de mil mlhões de anos. Em Outubro.1960, uma pequena lasca, que se supõe ser parte de um desses estilhaços, foi descoberta na Austrália.
As órbitas dos planetas e asteróides estão a pontuado. A linha a cheio mostra a trajectória seguida pela sonda Dawn, lançada um Junho.2007, que orbitará Vesta de Outubro.2011 a Abril.2012, seguindo depois para Ceres, onde chegará em Fevereiro.2015.
É a primeira sonda a orbitar na Cintura Principal de Asteróides e a orbitar dois deles.
HIGIA (HYGIEA)
História mitológica
Filha de Asclépio (Esculápio, romano), era a deusa da saúde, da limpeza e da sanidade. Exercia um papel importante no culto do pai. Enquanto o pai estava mais ligado à cura, ela era associada à prevenção da doença e à continuação da boa saúde.
Posteriormente, foi também considerada deusa da Lua.
CARACTERÍSTICAS
Massa: 1 x 10 ^20 kg = 0,000 015 a da Terra;
Diâmetro: 407 km = 0,03 a da Terra;
Distância média ao Sol: 470 milhões km (3,13 UA); entre 2,76 e 3,5 UA;
Período de revolução: 5,5 anos terrestres;
Período de rotação: 1,15 d;
Temperatura média: -112 ºC.
Foi descoberto por A. de Gasparis, a 12.Abril.1849, em Nápoles.
É composto de material carbonáceo primitivo semelhante a meteoritos do tipo condrite.
O Telescópio Hubble conseguiu desvendar a superfície esférica do asteróide.
2. Localizados na Cintura de Kuiper
SEDNA
História mitológica
O seu nome é homenagem à deusa inuíte, Sedna, que, segundo a mitologia esquimó, seria a mãe de todas as criaturas do Ártico.
CARACTERÍSTICAS
Massa: 4 x 10 ^21 kg = 0,000 7 a da Terra;
Diâmetro: 1 200 a 1 400 km = 0,11 a da Terra;
Distância média ao Sol: 87 mil milhões km (585 UA); como é muito excêntrico, varia de 76 a 975 UA;
Período de revolução: 12 058 anos terrestres;
Período de rotação: 10 h;
Temperatura média: -240 ºC.
A sua descoberta pelos astrónomos do Coltech foi anunciada, em 15 de Março de 2004.
É um dos objectos mais vermelhos do Sistema Solar, juntamente com Marte. Ao contrário do Plutão e de Caronte, parece ter muito pouco gelo de Metano ou de Água na sua superfície, pelo que a sua cor vermelha escura pode ser devida a uma "lama" de Hidrocarbonetos ou Tolinas. O espectro sugere uma superfície com a seguinte composição: 24% Tolina, 7% de Carbono amorfo, 26% de gelo de Metanol e 33% de Metano.
A homogeneidade da superfície na cor e no espectro pressupõe que, contrariamente aos objectos mais próximos do Sol, não deve ter sido exposta a grandes impactos.
É o objecto mais distante do Sistema Solar jamais observado, devido à sua órbita tão excêntrica. No esquema seguinte, a mancha azulada representa todo o Sistema Solar com os planetas. Por isso, se suspeita que possa ter vindo da Nuvem de Oort.
ORCUS
História mitológica
Deus dos infernos e dos juramentos, é o mesmo que Plutão. Com igual nome se designavam o rio dos infernos que saía do Estígio e o próprio inferno. Corresponde ao grego Tánatos, o deus da Morte. Tinha o coração de ferro e as entranhas de bronze. Era filho de Nix, a noite, e Érebo, a noite eterna do Hades, e irmão gémeo de Hipnos, o deus do Sono.
Era representado como uma nuvem prateada ou um homem de olhos e cabelos prateados e com uma foice.
CARACTERÍSTICAS
Massa: 6,32 x 10 ^20 kg = 0,000 1 a da Terra;
Diâmetro: 945 km = 0,075 a da Terra;
Distância média ao Sol: 6 mil milhões km (40 UA); de 30 a 48 UA;
Período de revolução: 246 anos terrestres;
Período de rotação: 10 h;
Temperatura média: -230 ºC.
Foi descoberto, a 17.Fev.2004, pela equipa de Michael Brown do Caltech.
A sua ressonância orbital com Neptuno obriga Orcus e Plutão a permanecerem em lados opostos relativamente ao Sol, já que têm o mesmo período de revolução (translação). Por isso, muitas vezes se descreve Orcus como o "anti-Plutão".
A equipa de Michael Brown também descobriu, a 23.Março.2009, uma lua, com um período orbital de 10 dias. Terá cerca de 250 km, isto é, quase um terço do diâmetro de Orcus. Esta "semelhança" de tamanhos poderá implicar um "sistema binário" como o de Plutão e Caronte.
Como não apresenta sinais de colisão, deve ter sido um KBO capturado.
O seu descobridor sugeriu o nome de Vanth, uma divindadectónica etrusca. Companheira regular de Charu (nomeque foi certamente importado do grego Caronte), o deus etrusco guardião da entrada no submundo, guiava os mortos até à sua morada no inferno.
Está representada em muitos frescos pintados em câmaras tumulares e em sarcófagos etruscos, como uma deusa alada segurando uma tocha acesa.
QUAOAR
História mitológica
É o deus da criação na mitologia Tongva, um povo nativo norte-americano, que vivia na região de Los Angeles, cidade onde foi descoberto este asteróide, no Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia).
O seu nome significa "força da criação". Como na maior parte dos mitos da criação, o primeiro a surgir foi o Caos. Depois surgiu Quaoar, que se sentia muito triste no meio de todo aquele vazio inicial. Então começou a dançar e a rodopiar como uma bailarina, enquanto cantava o Cântico da Criação. Depois dedicou-se a cantar e a dançar para os deuses e para os homens.
CARACTERÍSTICAS
Massa: 2,5 x 10 ^21 kg = 0,000 05 a da Terra;
Diâmetro: 1 250 km = 0,1 a da Terra;
Distância média ao Sol: 6,5 mil milhões km (43 UA);
Período de revolução: 286 anos terrestres;
Período de rotação: não é ainda bem conhecida, mas estará entre 8,8 e 17,6 h;
Temperatura média: -230 ºC.
Foi descoberto, em 2002, por Michael Brown e Chadwick Trujillo do Caltech.
É o objecto mais longínquo do Sistema Solar que alguma vez foi "resolvido" por um telescópio. Isto é: o telescópio vê um objecto com um certo diâmetro e não como uma fonte pontual. Como um ponto de luz, já tinha sido detectado por fotografias efectuadas a partir da Terra.
A sua órbita é quase circular e tem um satélite conhecido, com diâmetro estimado em 100 km.
VARUNA
História mitológica
É o deus indiano da criação.
Por ser um deus arquitecto e ferreiro, possuía um conhecimento infinito. Organizou os ciclos do Sol, colocou cada rio no seu leito, ordenou as fases da Lua, estruturou o relevo da Terra e encarregou-se de nunca deixar o oceano encher demasiado. Por tudo isso, tornou-se o rei dos deuses e do destino dos homens, sustentando a vida e protegendo-a do mal. Porém, um monstro desafiou os deuses e o próprio Varuna. Entretanto, uma profecia revelou que Varuna não poderia vencê-lo. O único capaz disso era Indra, que ainda não tinha nascido, mas que, após vencer o monstro, tomaria o lugar de Varuna. Perante isso, Varuna tentou impedir, sem o conseguir, o nascimento de Indra. O jovem deus nasceu e, com o seu poder sobre os raios e tempestades, venceu o monstro e tornou-se o novo rei dos deuses. Varuna então ficou "apenas" rei dos oceanos e senhor da noite, dividindo o céu com Surya, o deus do dia.
CARACTERÍSTICAS
Massa: 3,7 x 10 ^20 kg = 0,000 05 a da Terra;
Diâmetro: 800 km = 0,075 a da Terra;
Distância média ao Sol: 6,4 mil milhões km (43 UA);
Período de revolução: 283 anos terrestres;
Período de rotação: 3,17 h;
Temperatura média: -219 ºC.
Foi descoberto, a 28 November 2000, por R. McMillan (Spacewatch).
Massa: 3,7 x 10 ^20 kg = 0,000 05 a da Terra;
Diâmetro: 800 km = 0,075 a da Terra;
Distância média ao Sol: 6,4 mil milhões km (43 UA);
Período de revolução: 283 anos terrestres;
Período de rotação: 3,17 h;
Temperatura média: -219 ºC.
Foi descoberto, a 28 November 2000, por R. McMillan (Spacewatch).
Foram detectadas, na sua superfície moderadamente vermelha como a do Quaoar, pequenas quantidades de gelo de Água.
Tem uma órbita quase circular, porque não estando em ressonância orbital com Neptuno, escapa a uma influência significativa deste planeta gasoso.
ÍXION
História mitológica
Figura entre os três maiores vilões da mitologia grega, ao lado de Sísifo e Tântalo.
Tendo-se apaixonado por Dia, filha de Dioneu, prometeu ao pai os seus cavalos em troca da mão da filha. Como não cumpriu a promessa, Dioneu tirou-lhe os cavalos à força. Furioso, Íxion atraíu o sogro a uma casa que depois incendiou. Os gritos de desespero comoveram-no. Mas, como já não foi a tempo de salvá-lo, enlouqueceu com o remorso, tornando-se num mendigo errante pelo mundo. Para recuperar a sanidade, necessitava de se sujeitar a um ritual de expiação, que ninguém conhecia. Então Zeus compadeceu-se dele, curou-o e até o convidou para um banquete dos deuses. Em paga desta absolvição, Íxion apaixonou-se por Juno, que se queixou ao marido. Zeus, para confirmar a suspeita, pegou numa nuvem, com que fez um simulacro de Juno, e deixou-a a sós com Íxion, que a possuíu, dando origem à raça dos Centauros. Então, Zeus fulminou-o imediatamente e atirou-o para o Tártaro (Hades), onde foi preso a uma roda em chamas, na qual ficará a girar por toda a eternidade.
CARACTERÍSTICASMassa: 3 x 10 ^20 kg = 0,000 05 a da Terra;
Diâmetro: 930 km = 0,06 a da Terra;
Distância média ao Sol: 6 mil milhões km (40 UA); 30 a 49 UA;
Período de revolução: 250 anos terrestres;
Período de rotação: não se sabe bem, mas será ligeiramente superior a 8 h;
Temperatura média: -229 ºC.
Foi descoberto a 22.Maio.2001.
Foi descoberto a 22.Maio.2001.
Íxion
Íxion e Plutão seguem órbitas semelhantes mas com inclinações diferentes. Apesar de ser um plutino (corpo que tem uma ressonância de 3:2 com Neptuno), não "fica preso" a essa ressonância, como Orcus, e consegue aproximar-se de Plutão até uma separação angular inferior a 20 º.
Órbitas de Íxon (verde), Plutão (vermelho) e Neptuno (cinza), em 2006
2 comentários:
Muito legaL! Me ajudou na pesquisa de ciências,muito bom!
Obrigado, tudo novo e ajudou muito a não se impressionar com qualquer aparição no céu que hoje querem nos assombrar, valeu muito, Jesus liberte e abençoe.ALF
Enviar um comentário